quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O caso do Souflé por acaso

Uma mulher tem crises.
A mulher que me habita tem muitas.
Hoje a minha crise foi: "afinal não sei cozinhar, não tenho imaginação nenhuma, não me sei reiinventar na cozinha, bla bla bla". Mas como estava com tempo, decidi pôr mãos à obra, neste caso ao forno. Comecei pelas discretas claras de ovo e terminei num exuberante souflé. Quem diria!
E juro que nunca tinha feito um souflé antes. Mas estava tão aperreada com a minha crise, que apostei as fichas todas.
Foi um grande risco. Porque se tivesse corrido mal, certamente teria sido o meu primeiro e último souflé da vida. Mas eu acho que os ingrediente perceberam a minha urgência em que aquilo corresse bem. E olhem, sairam uns mimos! Acho até que o J ficou um poucochinho invejoso.


Receita de Souflé de Galinha by Miss Pin Up em modo LEV

Agarrem em:
2 claras de ovo
pimenta moída
1 pacote de sopa de frango LEV


E façam assim:
Separem as claras das gemas.
Deitem as gemas fora porque não, não vale a pena guardarem porque não, não vão fazer nenhum pudim com eles. Pelos menos nos próximos tempos!
Temperem com pimenta e batam com a varinha mágica até ficarem em castelo.
Misturem o pacote de sopa de galinha à claras e voltem a bater.
Não se assustem. As claras vão baixar e vai fucar uma coisa bem pastosa. E ai vocês pensam: pronto, ta tudo estragado. Mas não. Vão juntando água até a coisa ficar com a consistência certa - idêntica à conssistência da massa para fazer panquecas, sabem?
Depois é só dividir a massa por tacinhas capazes de ir ao forno (pré-aquecido a 200º) e deixem-nas ser felizes lá dentro por uns 15 minutos.






E para além do souflé, ainda decidi fazer uns "Espinafres salteados em azeite com um cheiro de alho".
Esta é básica. Só têm de pôr o azeite na frigideira e mandar com 2 ou 3 alhos esmagados lá para dentro. Deixar que uns se envolvam com o outro e depois saltear os espinafres.

Ah e ainda tentei fazer as pazes com a Dona Beringela, essa roliça sem graça que nunca me deu muitas alegrias.
Decidi pô-la no forno enquanto ele aquecia para o souflé. Temperei uns com pimentão, azeite e sal e noutros esfreguei alho, e temperei com azeite, sal e oregãos.
Ficaram, digamos...secas! Com um toquezinho agradável a pizza, vá... mas secas.
Acho que o truque é pô-las meia horinha de molho em agua temperada de sal, antes de as levar ao forno. (Já que encharcá-las de queijo está fora de questão...)


À esquerda o J com salmão feito em papelote, com sumo de limão gengibre e sementes de sésamo pretas, à direita o meu Super Souflé. A companhia é a mesma para os dois: salada de alface e rúcuça, beringela no forno e espinfres salteados.

1 comentário:

  1. estas receitas vao me ser muito uteis quando passar a essa fase..... Continua a partilhar essas experiencias pois concerteza eudepois vou tentar fazer tb ;)

    ResponderEliminar