terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Fui convicta à invicta, carago!

Achavam que tinha desparecido? Não, só fui espairecer!

Como tinha uma consulta de oftalmologia em Aveiro (vocês não sabem mas aqui a PinUp é uma grande pitosga cheia de esperança de usar lentes), aproveitei e fui com o J passar o fim de semana à capital do norte: O meu querido Porto.

Aiiii, mas eu estava cá com um medinho desta viagem!
É que o Norte não é propriamente a zona do país mais Lev Friendly que existe, não é? E desde tripas, a paios, passando por migas, lampreias, vinhos verdes tintos, chouriços, ovos moles e afins... eu cá GOSTO DE TUDO! Boquinha santa...
Mas fui decidida a portar-me bem e a não ceder às tentações.
Para ultrapassar o desafio enchi a mochila com todas as refeições LEV e suplementos que ia precisar para 3 dias, e lá rumei eu, convicta até à Invicta! E foi tão bom!!!

Esta fase 2 permitiu-me ir a restaurantes e a quase comer como "uma pessoa normal".
A única coisa que fiz de menos bem , mas ainda assim permitido, foi ter feito a refeição de carne/peixe sempre ao jantar. De resto fui exímia! E se deu trabalho! Ver aquelas coisas todas a passarem-me à frente! Mas consegui.
Sábado comi uma salada rápida no Vitaminas e Companhia (que se tem tornado um verdadeiro aliado na dieta LEV) juntamente com as batatas fritas LEV de queijo, num centro comercial em Aveiro. E foi pena porque cheira-me que à beira-rio, com vista para os moliceiros, havia imensos restaurantes bons de peixinho frescos. Mas estava com pressa e a guardar-me para a noite.



Quando chegámos ao Porto o Sol já se punha.
Passeámos, andámos a descobrir recantos e passámos TANTO frio! Uiiii, tanto!






E acabámos a jantar junto à Ribeira, num restaurante muito acolhedor que nos tinham recomendado. Chama-se Adega São Nicolau, tem um ambiente descontraído, cheira a boa comida caseira, e quando se está lá dentro, temos a sensação de estar a entrar numa pipa de vinho.
Antes de entrar, tive de confirmar se estava realmente a salvo.
Analisei o menu e entre coisas incríveis como Lampreia à Bordalesa (que foi o jantar do J e cheirava maravilhosamente bem) Pernil, ou Cozido à portuguesa, lá encontrei o meu adorado e permitido Polvo à lagareiro. Que alegria!
Pedi sem batata a murro e com uma dose extra de grelos. E assim fui feliz!
Oh, se fui! Mesmo deixando de lado todo o azeite e sem ter tocado num único pedacinho de pão. Aquele polvo soube-me pela vida! CARAGO!


Domingo o dia voltou a acordar solarengo.
Como alugámos um apartamento foi tranquilo fazer o pequeno almoço LEV sem ter de me expor a tentações logo pela manhã, como bolos, ovos mexidos e bacon, como é comum nos Hoteis.
Depois alugámos bicicletas e fomos passear até à Foz. Que passeio maravilhoso.
Almoçámos numa esplanada junto ao mar. Eu uma salada dupla de alface, com as batatinhas fritas LEV de barbecue (que levei a mochila). O J um hamburger com tudo... o guloso.



Depois fomos até Serralves. Sempre a pedalar, para contrariar o frio.
Lá, vimos a exposição do Julião Sarmento, conhecemos a casa de Serralves, que é de ficar de boca aberta, passeamos pelos jardins e ainda lanchámos numa casa de chá, escondida lá no meio.
Parece tudo saído de um filme!






À noite jantámos num restaurante muiiiito muito giro.
Chama-se Book, é recente e nasceu numa antiga livraria. Toda a remodelação foi feita com muito bom gosto e ainda se respira o ambiente de livraria por todo o lado.
ADOREI! Principalmente porque na ementa também tinha bacalhau à lagareiro sobre cama de grelos. Portanto, fui duplamente feliz :)




Como só viemos na 2ª para Lisboa, ainda consegui aproveitar bem o dia.
Ao almoço comi no Aviz, uma casa muito típica entre os Aliados e os Clérigos, conhecida pelas francesinhas! Mas pedi uma salada só de alface e uns peitos de franguinho que vinham em quantidades descomunais. Claro que metade dos bifes ficaram lá, assim como o arroz, a cenoura e a couve roxa (porque não tinha a certeza se podia comer. Tenho de perguntar ao DR).




Depois tive num café mítico na Rua de santa Catarina, o Majestic, e andei a passear pela cidade.
A cada passo que dava, mais me apaixonava.






O Porto tem pormenores deliciosos e felizmente está com obras por todo o lado.
Sim, é chato para o transito e para os peões, mas é sinal que estão a restaurar muitos prédios abandonados, que têm imenso potencial, mas, até haver apoios, estavam entregues à destruição.
Quero muito voltar, quem sabe com menos 6 quilos e já a poder provar um copinho de Vinho e umas tripas. Tudo como manda a tradição.


Já agora, Bibó Porto e BIBÁ LEB!

Sem comentários:

Enviar um comentário