quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Qual é coisa qual é ela

que antes de o ser já o era?


A Pescada, pois claro.
Que foi o meu jantar de ontem.
Vou contar-vos tudo.
Desde o "como pode ficar maravilhoso" ao "acabou por ficar meio desastroso".

Abençoada 2ª fase que me deixa comer peixe e carne, levou-me a comprar pescada congelada no Supermercado. Uma tal nº 5 que vem do Chile, aconselhou-me a minha mãe ao telefone (que pescada não é uma coisa que eu costumo cozinhar).
Ao telefone, ela também me disse: Antes de começares a tratar dos acompanhamentos, certifica-te que a temperas bem de sal e deixas assim por um bom bocado, a tomar sabor.

O problema foi que esta parte eu já não ouvi muito bem.
E entre arrumar as compras do supermercado, arranjar a courgete e descongelar as postas à força em água morna (eu sei que não é o certo, mas não tinha outra forma, nem tempo), acabei por temperá-la em cima da hora... e já estão a ver o resultado?!

Bom, passando à receita que pode correr muito bem se fizerem como deve ser:

Pescada do Chile em papelote, com ninhos de courgete
para duas pessoas

- 2 lombos de pescada do chile (para mim não mais de 120gr)
- limão
- vinagre azeite
- pimenta
- 2 courgetes cortadas em esparguete
- Alho picado
- Gengibre ralado
- Tomilho-limão fresco
- Poejo fresco

Primeiro que tudo: tenham a pescada descongelada e deixem-na a marinar em sal, pimenta, azeite e vinagre (porque não se pode usar limão, já sabem que tem frutose).

Enquanto a pescada toma sabor, cortem a courgete em esparguete ou tirinhas.
Piquem alho e gengibre e ponham por cima.
Temperem de sal e um fio de azeite.
Salpiquem tudo de tomilho limão cortadinho.
De seguida coloquem a pescada no fundo de um tabuleiro de ir ao forno, ponham mais um pouco de alho e gengibre, depois  uma crosta de poejo picado sobre cada posta (na do J pus também nozes picadas, que ele é fã) e rodeiem com os legumes.
Deitem o molho da marinada sobre todos os ingredientes.
Fechem o tabuleiro com papel prata e vai tudo ao forno preaquecido a 200º, por 30 minutos.










E já está.
No meu caso o peixe ficou absolutamente sem sal e os legumes salgadíssimos.
Mas se tivesse feito da maneira certa, tinha ficado optimo.
Ah, eu juntei também umas tirirnhas de pimentos.
Mas não acho boa ideia, porque o sabor é demasiado forte e abafou os aromas mais exóticos e suaves que as ervas lhe podiam ter dado.

Ainda me sobraram duas postas, por isso não tarde vou fazer a coisa da maneira certa :)


4 comentários:

  1. Aqui está uma saudável receita que me espera na fase 2....beijos

    ResponderEliminar
  2. Adorooooooo as tuas receitas..... Tens ideias fantásticas para conseguir modificar as refeições LEV...... Tenho que arranjar um descascador desses que corta logo em tiras..... As cascas das minhas courgetes vao todas para fora.... E vou Confeçar que estou tentada a esperimentar essas courgetes a saber a esparguete.....
    Beijinhos LEV's

    ResponderEliminar
  3. Ahhh, que bom!
    Infelizmente nem sempre correr bem :( Falta de experiência, claramente.
    Experimenta a courgete, sim. Se não tiveres o descascador, podes sempre tentar à mão. tb dá, mas vais precisar de mais paciênncia. De resto, tb n tem de ficar perfeito. Tem é de ficar bom. E juntar muito alho é o truque ;)
    E bom...não chegam a saber a esparguete, mas dão para matar o bichinho :)


    Beijo levezinho

    ResponderEliminar
  4. Krida! Tens de experimentar, mas fazendo bem feitinho :) hihihi
    Tas quase na 2ª fase, não?

    beijos***

    ResponderEliminar