sexta-feira, 19 de abril de 2013

A minha amiga salada

Uma regra de ouro para quem quer ter um corpinho PinUp: aprendam a adorar salada.
Caso contrário, nunca serão felizes e vão estar sempre contrariadas.
Porque acreditem em mim, meninas, é a a vossa melhor amiga e vai estar convosco a vida toda!

Porquê?

1. Porque está cheia de fibras que põem o nosso corpinho a funcionar.
2. Porque tem pouquíssimas calorias
3. Porque nos fartamos de mastigar e isso ajuda a enganar o cérebro que é um bocado burro!

Agora, eu entendo perfeitamente que a maioria das pessoas não ache gracinha nenhuma a um monte de alface picada com azeite e vinagre e umas pedritas de sal.
(eu entendo, apesar de nisto eu não ser um bom exemplo, porque eu gosto MESMO de salada. Até da básica alface com o mais simplório tempêro. Deve ser a única parte de mim que é magra por natureza).
Mas salada não é só isso, é muitoooo mais coisas. Acima de tudo é um monte de cores, texturas e sabores que se misturam e fazem uma optima salganhada.
Olhem lá para a lista de legumes que são permitidos. Tem lá imensas coisas, não é?
Portanto bora lá não embirrar e fazer as pazes com os legumes frios e crus.

Aqui vou mostrar-vos uma miscelânea que faço muitas vezes e à qual vou juntando infinitas coisas.


Peguem numa taça bem grande, que os legumes gostam de estar à vontade. E lembrem-se que no final tudo precisa de ser mexido.
(eu quando faço salada, faço salada para uma família de 10 e depois logo se vê...)


E primeiro que tudo escolham uma boa base: alface! Frizada, roxa, tipo chicória, iceberg, etc. Todas são bem diferentes. Por isso experimentem-nas e escolham a que mais vos agradar.
A Iceberg, por exemplo, dá a sensação de estarmos só a comer talos, mas ela agarra muito bem o tempero e torna tudo mais crocante. Já a chicória é assim muito frizadinha, como se fizesse cócegas na boca e tem um travo mais amargo.
Se não tiverem paciência para comprar inteira e cortar, isso não é desculpa. Os supermercados estão carregadinhos de uns pacotes incríveis cheios de alfaces variadas que alguem já fez o favor de cortar para nós!

Depois comecem a juntar coisas sem medos.
Pimentos, por exemplos. Eu só costumava usar pimentos assados.
Para mim pimentos crus só para fazer gaspacho alentejano. O que é um erro. Porque picado fininho não só dá um crunchyness optimo à salada, como lhe dá imensa cor.

Cogumelos frescos: ficam optimos.
Este era outro preconceito meu. Que os cogumelos só ficavam bons salteados em azeite e bem salgadinhos. Mentira. Uns gordos cogumelos marron, cortados aos quartos e adicionados a uma salada frescas, ficam muito bons Dão uma textura diferente e mais: agarram os molhos que pusermos a seguir, que é um mimo!

Funcho. Eu não conhecia esta delicia. É uma legume que parece um bolbo. Normalmente só se encontra a raíz à venda. mas a rama também é boa.
O funcho é crocante, optimo de se mastigar e tem um sabor muito fresco e adocicado, assim entre o anis e o aipo. Adorável.


Bróculos! Meninas, os bróculos são só coisas boas. Têm montes de fibra, poucas calorias, e diz-se que dá ao nosso corpiho mais cálcio que o leite.
Mas para os comer crus, é preciso coragem. Por isso o que faço é cozê-los a vapor, mas não demasiado, para que se mantenham verdinhos e não se desfaçam.
Normalmente separo raminho a raminho, ponho na panela a vapor, e por cima espalho alho cortado fininho. Depois deixo arrefecer e ponho na salada.
(ah e como é preciso ser feito antes da salada, normalmente faço logo muito e guardo o resto em tupperwares para usar sempre que me apetecer. Dura uns bons 4 dias no frigorifico.)





Outras coisas optimas de se adicionar, se já estiverem na 3ª fase:
Fruta! Ainda hoje, ao almoço adicionei 2 morangos e 1/2 maçã. Como ainda n tinha comido fruta hoje,decidi pô-la na salada. Ficou optima!
Couve roxa: parece que não sabe a muito, mas dá uma cor e textura incríveis à salada e faz-nos mastigar por mais tempo.

Não esquecer: a proteína.
Estas saladas vão tão bem com as batatas fritas LEV. E com os crutons, nem se fala.Ou, em alternativa podem por cubinhos de fiambre de frango ou um queijo fresco, ou duas claras de ovo...

Está a faltar uma coisa. O tempêro.
Dantes, todas as minhas saladas, levavam mostarda e mel. Como agora é proibidíssimo pôr mel, decidi substituir pelo adoçante.

Então faço assim:
Num frasco ponho 1 parte de azeite e outra parte de limão (se ainda n puderem usar limão, ponham vinagre.
Depois raspo a casca do limão lá para dentro. Também funciona muito bem com gengibre ralado.
Depois ponho 2 colheres de adoçante em pó e umas 10 folhas de hortelã picada, por exemplo.
Se quiserem podem também por um pouco de mostarda dijon para a coisa ficar mais cremosa. Fecham o frasco, agitam tudo e voilá.





Se calhar fui um bocadinho extensa neste post.
Mas acima de tudo o importante é perder o preconceito da salada e não ter medo de misturar tudo. Há coisas que juntas, ficam incríveis.

Estas são só algumas delas. Se tiverem mais dicas, fiquem à vontade. Sou toda ouvidos e barriga :)


Sem comentários:

Enviar um comentário