segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fazer render

Cozinhar é bom. Ser prática também.
Por isso tento sempre rentabilizar o esforço ao máximo.

Como arranjar bróculos, por exemplo. Eu cá acho uma seca.
Mas se calhar é um problema meu que não consigo cortar aquilo às 3 pancadas e já está.
Não. Eu arranjo-os sempre com muito amor. Primeiro separo as cabeças maiores. Depois essas divido em cabeças mais pequenas, até que chego ao finalzinho da linha com aquilo tudo separado em cabecitas bem pequeninhas....
Porque? Porque para além de ser um bocadinho obsessiva compulsiva, normalmente uso os bróculos em saladas e salteados e se ficarem com cabecinha inteiras mantêm-se mais firmes e bonitos.

Continuando: e como arranjar bróculos é uma seca, o melhor é arranjar-se logo muitos de uma vez para fazer render o peixe. Neste caso, o legume.

Então, ontem para o jantar arranjei uma grande cabeça de bróculos toda de uma vez e com ela fiz um salteado e uma sopinha bem gostosa e bem de substância.

Foi assim:
Peguei num tacho com 2 níveis de cozedura.
No nível de baixo pus 3 dedos de água e metade dos bróculos temperados com sal.
No nível de cima pús a outra metade a cozer ao vapor, com alhos picados e umas pedritas de sal.

5 minutos depois tirei o nível de cima para ficarem ligeiramente cozidos, mas rijos.
Porque logo de seguida ainda foram à frigideira a saltear com umas cabeças de alhos esmagados e cogumelos marro.
Com os que foram mergulhados, deixei que cozinhassem até estarem bem molhinhos, escorri a maioria da agua para um copo(não fosse precisar dela depois). Fiz uma sopa LEV de cebola, juntei aos bróculos e passei com a varinha mágica.




Parece tudo bem básico? E é.
Mas eu cá, fiquei bem contente por, com uma cabeça de bróculos, ter uma refeição completa que ainda me poupa tempo hoje (vou pegar nos bróculos salteados que me sobraram e mexer com 2 claras de ovo e uma gema. Ah poisé!)



Sem comentários:

Enviar um comentário