quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

LEV - Dia 1 e o tim tim por tim tim


Ontem fui à consulta. Hoje comecei! 
E agora estou aqui para explicar tudo.
Preparem-se que o post vai ser grande.


Começando pelo início


Eu estou a ser acompanhada na Clínica da Miguel Bombarda, em Lisboa, que deixem-me dizer-vos, é de se lhe tirar o chapéu. Assim que se entra começa-se logo a babar para cima das prateleiras.
A minha consulta foi com o Dr J a quem contei que já conhecia bem a dieta, que a tinha feito há uns tempos e tinha perdido uns maravilhosos 15kg! Ou 3 garrafões de água, como eu carinhosamente lhes chamava. E disse então que agora estava pronta a perder os restantes kgs para conseguir o meu tão desejado peso Pin Up!

Depois de ele me fazer uma série de perguntas acerca da minha saúde e os meus hábitos, viu as minhas análises ao sangue, que eu tinha feito recentemente. Tudo em ordem! O colesterol ali um pouco no limite e o fígado a apresentar um valor  ligeiramente alto, mas ainda dentro dos parâmetros. "Sabe o que estes valores são, não sabe Filipa? Pois é, é dessa gordurinha que temos aí a mais para exterminar!"
E daí subi para a balança. Ai que medo. A última vez que isto me tinha acontecido pela primeira vez (perceberam?) eu tinha 84kgs. 
Nessa altura já não andava. Rebolava.


Esta Pin Up em números


Então a balança do Dr J marcava 70,4kg. (menos 1kg que na minha balança de casa.)
O IMC estava nos 30. E eu achei bastante. Ele explicou-me que estava no chamado sobrepeso e no limite para aquilo que é considerado obesidade (acima dos 30). Portanto isto já não é apenas uma questão estética. É mesmo preciso perder peso para ficar mais saudável.
Tendo em conta a minha altura - 1,64cm, decidimos então que o objectivo seria eu chegar aos 58 kg, quiçá 56!? E quando ele disse isto até os meus olhinhos brilharam. 

Passei automaticamente para outro planeta onde me vi toda nua, a correr em câmara lenta numa praia deserta. Em close up nem uma gordura abanava! 

CORTA!

Voltemos à realidade. É que realmente não me lembro quando foi a última vez que tive esse peso. Talvez com 10 anos? E mesmo assim não sei, porque eu sou um pequeno barril desde muito cedo.
Conclusão: Tenho 14 quilos a abater. (Ai caramba!)




Como funciona a dieta LEV


Para quem ainda não conhece a LEV, vou só explicar mais ou menos como a coisa funciona.
Esta é uma dieta hipocalórica (baixa em calorias), com pouquíssimos açúcares e hidratos de carbono, e rica em proteína. Na prática o que é que acontece: a proteína sacia bastante e alimenta o músculo. E como vais ter poucos hidratos de carbono e açúcares, o teu corpo terá de recorrer às tuas reservas para ter energia, logo, é um arrasar de gordura como se não houvesse amanhã!

Depois, a dieta acontece em 4 fases distintas.
A primeira é a mais intensa.
Porquê? Porque deixas de comer todas as porcarias que o teu corpinho e a tua boca se habituaram a comer durante anos, e começas a reeducar-te passando a comer apenas as  comidas LEV, juntamente com uma grande lista de legumes permitidos (assim que tiver tempo ponho a lista aqui na lateral do blog).
Basicamente fazes entre 5 a 7 refeições Lev por dia. Sendo que as refeições principais têm SEMPRE de ser acompanhadas de legumes. O que é muito bom porque equilibra a balança, porque te dá muitas vitaminas e fibras (que ajudam a regular o número 2, se é que me entendes), e porque mastigas durante algum tempo e sentes-te saciada (isto para mim é muito importante. Como adoro comer e psicologicamente não lido bem com a coisa das 2 ervilhas no meio de um deserto, posso encher o prato de legumes e como até me fartar).

Na segunda fase começa-se a introduzir alguns alimentos ditos normais, como as carnes brancas e alguns peixes. Na terceira fase já entram as frutas e lacticíonios (salvo erro) e a quarta fase é basicamente manutenção. Mas lá chegaremos. Agora, quero concentrar-me só nesta primeira fase.


A minha primeira fase



O Dr J estimou uma perda de 6 a 7 kg  na fase 1. Que no meu caso vai durar 1 mês. (os quilos a perder e a duração de cada uma das fase muda consoante a pessoa e os objectivos.)
Eu paniquei um bocadinho. "E se não conseguir perder estes quilos?"

Mas bom... uma coisa de cada vez. Para já não me posso esquecer que a próxima consulta é daqui a 10 dias e o Dr quer ver menos 2,5 a 3kg na balança.
Ah, como é obvio estou terminantemente proibida de tocar em qualquer coisa que não seja as refeições LEV ou os legumes, e condimentos à maluca! Sim, nem um copinho de vinho. Aliás, o Dr J disse que “nem um óstia eu podia comer”. Mas como eu só rezo às santinhas da LEV, o meu mantra agora é: se ajoelhou, vai ter de emagrecer!






O Cardápio


Pronto, estipulados os objectivos fomos para a parte divertida: escolher o que comer durante os próximos 10 dias. E eu parecia uma criança numa candyshop. Eles já têm tantas novidades desde que eu fiz a dieta da primeira vez!
Para o pequeno almoço e lanche trouxe coisas como panquecas de banana e chocolate (este ainda não conhecia. Foi o meu pequeno almoço hoje e é bem bom. Tem pepitas de chocolate e tudo), arroz doce e pudins de chocolates entre outras coisas. Para refeições principais trouxe muita variedade: crepes de trufas, caril de frango com côco, frango com cogumelos, crutons de ervas (estes dão um jeitaço para saladas e são muito saborosos. De vez em quando comprava-os para ter em casa, mesmo depois da dieta ter acabado.)



Para além destas coisas há ainda uns extras como pão (ATENÇÃO MENINAS isto é um graaaande mais valia. Na minha altura não havia disto e tive de cortar completamente. Mas havendo, vou poder comer um fatiazinha por dia! 
E a grande novidade: rebuçados que podemos comer sempre que nos apetecer! Não é incrível? Eu fui directa para esta parte. São um regalo para os olhos e para a boca.


Eles chamam-lhes pecados mas podemos comer à vontadinha!































Os suplementos LEV!


Quase me esquecia de uma das partes mais importantes! Os suplementos.
Como esta dieta é muito restritiva, é necessário fazer uma suplementação para garantir que o nosso corpo tem todos os nutrientes que precisa para funcionar bem e para que consigamos emagrecer de forma saudável. Por isso temos de tomar coisas como sais minerais e vitaminas. Para além disso há também uns comprimidos (aqueles 2, à direita) que aceleram a perda de peso (não sei explicar como) e o ARL (aquele da esquerda), que se dilui num litro e meio de água e basicamente serve para fazermos muito xixi e não retermos líquidos.






Bom, meninas, por hoje é isto.

Desculpem se fui demasiado exaustiva mas acho mesmo importante estarmos informadas.
Uma das coisas que me faltou na primeira Lev que fiz foi precismanete isto: a experiência de outras pessoas e a partilha de informação. Porque no início tudo parece confuso e ter alguém que nos ajude é sempre bom.
Por isso, se tiverem dúvidas ou quiserem partilhar os vossos desabafos, não se acanhem e comentem.

Agora com licença que aqui a Pin Up em potência vai almoçar.

4 comentários:

  1. obrigada foste muito útil
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ora essa Monica.

    Qualquer coisa que precises, grita.

    Boa sorte na tua dieta. Estou a torcer por ti***

    ResponderEliminar
  3. Obrigada. Teu blog é uma grande ajuda para quem está a começar:-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh :) Ora essa!

      Fazer dieta nao é facil. Se nos ajudarmos e desabafarmos, é tudo melhor.

      Se estás a começar: BOA SORTE! Logo logo vês resultados.

      Beijinhos* e se precisares de alguma coisa, grita*

      Eliminar